Portuguese Language Asked on August 27, 2021
Em textos formais — como leis, contratos e provas –, não seria possível "inventar" uma palavra; se eu estiver escrevendo para um amigo, por exemplo, eu posso escrever qualquer coisa. Porém, com tudo, todavia, se eu estiver escrevendo um poema, um livro não tão formal ou afins e eu tiver que publicar e quiser usar uma palavra que não exista em dicionários, como eu devo fazer?
Ex.:
"""
Sim, eu sei; por isso o que eu disse é gabrielino.
Mas, ainda assim, pretendo ser mais velhor contigo."""
A palavra "gabrielino", pelo que eu sei, está correta e deve ser tratada como uma palavra normal, mesmo não estando em dicionários, pois segue a morfologia: "Gabriel" + "-ino"; porém posso estar errado.
A palavra "velhor" não existe em dicionário, e segue o final "-or" em "melhor", "pior", "maior" e "menor". Assim, "velhor" = "mais velho"; ex.: "o velhor texto grego foi entregue à Biblioteca Nacional", "os velhores da família se safaram do Corona’, pelo menos" e "eu estou velhor, cada dia". Sendo -or vindo de melhor, pior, maior e menor, velhor seria falado como velhór:
"""
(velho + -or)
adjetivo
advérbio
nome masculino
nome de dois gêneros
""" Baseei-me em da definição de "melhor" do Priberam.
Sendo assim, devo escrever "velhor" em itálico ou tratar como uma palavra normal? Devo informar seu significado prò leitor?
Get help from others!
Recent Answers
Recent Questions
© 2024 TransWikia.com. All rights reserved. Sites we Love: PCI Database, UKBizDB, Menu Kuliner, Sharing RPP